sexta-feira, 26 de junho de 2009

CUFA PRAIA GRANDE PARTICIPA DA VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE.





VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente traçam novas políticas

A Base CUFA-PG representada pelo coordenador geral Jonas Junior (Jony) foi convidada pelo Poder Publico da cidade de PG a participar na ultima quarta-feira, 24 de junho da pré-conferencia sobre o Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos esta discussão aconteceu no PIC Vila Alice (Rua Renata Câmara Agondi, 50, Bairro Anhanguera) na cidade de Praia Grande das 9 às 12 horas, este evento, teve como objetivo traçar novas diretrizes para políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes na Cidade e compor o Plano Decenal do Governo Federal.
As propostas feitas nas pré-conferências serão votadas e as que forem aprovadas farão parte do Plano de Políticas Públicas de Atendimento à Infância e à Juventude da Cidade. Após o termino da pré-conferencia JONY foi convidado a conhecer as instalações do projeto Programa de Medidas Sócio Educacionais, o coordenador da PG ficou surpreso com a perfeita estrutura do local e mais surpreso ainda em saber que as crianças passavam o dia todo na ociosidade são jovens de 12 a 18 anos tidos como situação de risco. Foi ver de perto também o Projeto Sentinela que acolhe crianças de 0 a 12 anos, no momento estão com 14 bebes. São crianças que sofreram maus tratos, abuso sexual e que também estão lá para adoção e na mesma ociosidade da outra instituição.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

HALLEM GLOBETROTTRS E EQUIPES DE BASQUETE DE RUA DA CUFA NO IBIRAPUERA ESTREMECEM SÃO PAULO !!!!

São Paulo tremeu neste final de semana os dias 20 e 21 de Junho de 2009, será inesquecível para todos que estiveram no IBIRAPUERA para prestigiar um dos melhores espetáculos da terra os HALLEM GLOBETROTTERS.
Sem exagero os HGT são fantásticos, um show de técnica, habilidade e muita diversão, porém, não menos espetaculares foram os atletas das equpes de basquetebol de Rua da Cufa (Central Única de Favelas) os Reis da Rua, a equipe da Baixada Santista e a equipe de São Paulo que abriram as apresentações dos HGT em ambos os dias, nossos atletas fizeram um show a parte apresentando o melhor do BASQUETE DE RUA numa mistura mágica de talento, habilidade, arte, ginga brasileira, carisma e a malicia das ruas empregadas nas quadras...fazendo o publico ferver e explodir em aplausos e gritos. E não menos importante foi a presença sempre marcante de MAX narrando os mais belos passes, arremesso, enterradas, fazendo o publico interagir, vibrar e incentivar mais ainda nossos atletas ao som de muito Rap e Hip Hop e utilizando o bordão “MEU DEUS” de sua criação. A equipe Cufa São Paulo sob o comando de Ana Sabbag elaboraram uma organização impecável, cada coordenador correspondendo com responsabilidade a sua função. A delegação da Cufa Baixada Santista sob o comando de Pdrão e André Neno dando total apoio para que tudo ocorresse conforme foi programado. Numa conversa com os atletas, eles destacaram a importância dos eventos realizados pela Cufa e também os que são apoiados por ela, pois garantem uma troca de oportunidades, mais conhecimento em técnicas e incentivos para os atletas mais jovens, para as crianças, os adolescentes e para que os pais destes jovens tenham a visão verdadeira da arte do Basquete de Rua. Falaram também da emoção que sentem por estarem ali participando e mostrando seu valor e o mais gratificante é ouvir os gritos e aplausos do publico a cada jogada isso para eles é o reconhecimento por tudo o que passaram para hoje estarem ali e é algo que emociona até os mais experientes atletas. Para os coordenadores da CUFA estes eventos trazem uma grande visibilidade e grande conhecimento para todos sobre o que é e representa ter a CUFA em cada estado, cada cidadade do nosso Brasil.

Parabéns a todos que participaram deste evento e vem mais por aí dias 01 e 02 de Agosto acontece aqui na cidade de Santos o CIRCUITO ESTADUAL LIIBRA 2009.

VAMBORA !!!!

Confiram algumas imagens

quinta-feira, 18 de junho de 2009

AGREGANDO...EM PRAIA GRANDE


A Base CUFA de Praia Grande esta oficialmente aberta a 3 semanas e ja esta a todo vapor. Articulando diante o poder publico e privado posibilidades de parcerias para as ações que farão na cidade, agregando pessoas capacitadas para exercer funções de comando nas coordenadorias como a Pedagoga Carla, a Psicologa Barbara, o professor de Educação Fisica e personal trainning Anderson, montando projetos na area esportiva como escolinhas de Skate e Surf, o Viradão que ja esta em fase de finalização as adaptações para a realidade da cidade, projetos sociais nas areas perifericas da cidade,a comunicação também esta sendo formada com muita atenção, com uma radio web para informar as ações da CUFA Praia Grande e os eventos da Nacional, o Blog que ja esta no ar e esta sendo agregadas pessoas para atuar na comunicação.

É isso aí VAMBORA Praia Grande boa sorte e sucesso a todos.

Texto e fotos por: Néia Oliveira

domingo, 7 de junho de 2009

Harlem Globetrotters apresentam-se no Maracanãzinho com a equipe de basquete de rua da CUFA - Reis da Rua

Na noite de 5 de Junho, o Harlem Globetrotters marca presença no palco de grandes apresentações, o Maracanãzinho, para mais uma exibição no Rio de Janeiro. E pelo segundo ano consecutivo das apresentações dos jogadores nova-iorquinos no Brasil são os guerreiros do asfalto, os Reis da Rua que abrem o evento.
Quem comanda as narrações do evento é o MC Tony Boss que na seqüência, chama pra dominar a quadra os alunos da Escolinha de Basquete de Rua do Cezarão, que faz parte do Projeto Cesta da Vez da Central Única das Favelas, orientada pelo instrutor WG. Mostrando um pouco da arte urbana que é desenvolvida na bases da CUFA, os futuros gigantes da rua exibiram as manobras aprendidas com muito estilo e habilidade encantando e tirando muitos aplausos de todos os presentes no evento.
E dando continuidade às brincadeiras, o MC chama três crianças da platéia pra uma disputa com os nossos aprendizes de basquete de rua. Como já era de se esperar, muita habilidade em prática, muita concentração e um show de malabarismos marcaram a passagem dos alunos da escolinha de Basquete de Rua no evento.
Nossos reis do asfalto, comandado pelo técnico Cidão disputam a partida com a equipe adversária, CUFA Basquete de Rua, e chegam na quadra do estádio ao som de Junto e Misturado (MV Bill) embalado por DJ Julio e Mc Tony Boss nas narrações, que convida a platéia a interagir com todo esse movimento urbano.
Ao longo da apresentação, o MC Tony narrou toda habilidade dos jogadores e a batalha entre eles com muitos movimentos que levaram o público ao delírio. Muitas enterradas, bandejas e até cambalhotas fizeram parte dessa participação que proporcionou grande visibilidade não só aos nossos guerreiros, mas principalmente ao movimento do Basquete de Rua e Hip Hop com a presença das equipes em quadra.
As duas equipes entram, cada uma com a sua “sede” de mostrar as habilidade e entreter a todos, e quem leva a melhor na partida é a equipe Reis da Rua que fez um grande espetáculo e exibição de técnica em quadra, mostrando o talento que as ruas têm.
Confiram as fotos!!!



Redação: Ana Letícia Lima
Fotos: Isabela Reis

CIRCUITO MUNICIPAL LIIBRA 2009 PG



O evento de BASQUETE DE RUA acontecido a exatamente uma semana continua sendo matéria de reportagens na BAIXADA SANTISTA !! Confiram o video...

http://tvtribuna.globo.com/videos/default.asp?video=24063&idcat=4

terça-feira, 2 de junho de 2009

CIRCUITO MUNICIPAL PRAIA GRANDE LIIBRA 2009 DIA 30 E 31 DE MAIO

Neste final de semana dias 30 e 31 de Maio na cidade de Praia Grande aconteceu uma grande integração de esporte, cultura e lazer da Baixada Santista. A “Cufa Baixada Santista” sob a responsabilidade e coordenação de Pedro Custodio (Pedrão) trabalhando em conjunto com André Neno coordenador de Santos realizaram o Circuito Municipal da LIIBRA 2009, com os melhores times masculinos e femininos de basquete de rua da Baixada que representaram suas respectivas cidades e competiram bravamente mostrando os vários talentos existentes na Região.

No primeiro dia o foco principal foi às eliminatórias de basquete, mas a atuação das equipes de Trançadeiras e trançadores de Santos, São Vicente, Praia Grande e de São Paulo, equipes de B.Boys exibindo o melhor do Break Dancing, os Djs rolavam os sons que embalavam as partidas de basquete de rua e fazia a galera que estava prestigiando o evento dançar muito, vários artistas da Grafite da região mostrando seu trabalho, toda essa agitação deixou um gostinho de quero mais em todos e no dia seguinte 08:15 da manhã o espaço do estacionamento do Litoral Plaza já estava fervendo.

Confiram as fotos do 1° dia de competição:





O 2° dia de Competição foi ainda mais emocionante...As finais do Basquete de Rua feminino e masculino agitaram e ocuparam todo horário da manhã, durante o intervalo das partidas eram feitas brincadeiras com o publico, aconteceu um jogo mulheres contra homens com o limite de idade de acima de 50 anos...valia tudo até colocar a bola escondida embaixo da blusa e sair correndo, o mais bacana e importante foi ver os pais dos atletas participando da brincadeira, interagindo, dando apoio ao nosso trabalho e sendo aplaudidos e incentivados pelos filhos que estavam lá a um tempo atrás sendo aplaudidos e incentivado por eles...O publico que esteve no 1° dia compareceu em sua totalidade e as pessoas que não puderam vir no sábado compareceram em massa no domingo. O Max nosso maravilhoso apresentador fez questão de conferir isso perguntando a galera quem havia vindo no sábado para nossa surpresa pelo menos 70% da arquibancada ergueu o braço, as trançadeiras e os trançadores iniciaram seus trabalhos as 08:00h e paravam apenas para se alimentar e sentar por raros minutos, os DJs estavam mais empolgados que no dia anterior, desta vez as B.Girls vieram marcar presença e juntar-se aos B.Boys para executarem juntos o Break Dancing e também participarem de uma competição de classificação sob o comando do Coordenador de B.Boy “Cachorrão”. Na área lateral a quadra foram colocadas duas tabelas uma para as crianças e outra p/ quem quisesse jogar, podem ter certeza não ficou vazia um só momento, os rapazes e garotas dos Skates apareceram e contribuíram com apresentações de manobras, saltos e ensinando a criançada a andar nos Skates, os grafiteiros e grafiteiros de varias cidades vieram e trabalharam todos juntos numa grande harmonia, o “Projeto Prakata” abriu as apresentações musicais o Paulo e suas crianças mostraram a força dos ritmos africanos e baianos e pq este projeto existe a mais de 10 anos as crianças são realmente demais, houve também apresentações de grupos de RAP da região e um rápido Freestyle entre alguns MCs que estavam no evento, as crianças aproveitaram p/ dançar muito, imitar passos de break e jogar muito basquete..
Nossos agradecimento ao publico presente, aos atletas e seus familiares, a presença da Coordenadora de São Paulo ANA SAABAG, a TV TRIBUNA, ao LITORAL PLAZA SHOPPING, a ITAIPAVA, as equipe de trançadores da Baixada Santista, a ZELMA das tranças de São Paulo, ao Dj Jogado pelo grande trabalho executado, ao Rapper Prof. Pablo que veio prestigiar nosso evento, a toda equipe de organização operacional aos nossos amigos e familiares. MUITO OBRIGADO A TODOS !!!

Por: Néia Oliveira. .